Os alunos que têm portáteis entregues pela escola podem se deparar com o ecrã azul a solicitar um código. Para desbloquear, siga os passos listados neste artigo.
1º passo – Em outro computador (ou portátil, notebook, telemóvel), aceda ao endereço https://cuco.inforlandia.pt/ucode/. Após preencher os campos solicitados, será gerado um código para que desbloqueie o Classmate.
2º passo – A partir do Classmate, já desbloqueado, descarregue o arquivo utilitário de update, disponível em https://cuco.inforlandia.pt/updates/.
Clique duas vezes neste arquivo (nome do arquivo é “20210517101.bat”) que foi descarregado para permitir que seja feita a atualização. Depois é só reinicializar o Classmate.
Por que aconteceu este problema? – Segundo o site da empresa https://cuco.inforlandia.pt/updates/20210517101.pdf, verificou-se que a atualização de Abril (2021) do MS Windows alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores deste projeto continue a funcionar corretamente.
Sincronização automática – Verificou-se ainda que o equipamento poderia ter um comportamento anómalo em situações em que a data seja alterada para uma outra que não a atual. Para se evitar tal situação, o sistema de segurança CUCo passa agora a fazer a sincronização automática da data/hora com os servidores de tempo RTC, para garantir o bom funcionamento do sistema de segurança CUCo.