Município da Covilhã disponibiliza Portal da Educação

Inscrição nos serviços de apoio à família deve ser feita via internet neste Portal

Portal da Educação ::: Câmara Municipal da Covilhã

O Município da Covilhã disponibiliza o Portal da Educação, que tem à disposição um conjunto de serviços online, permitindo uma interação mais simples, eficaz e integrada.

O encarregado de educação deve efetuar o registo no Portal da Educação para consultar toda a informação relativa ao(s) seu(s) educando(s) e, sobretudo, para fazer a inscrição nos serviços de apoio à família. O encarregado de educação do aluno deverá ser o mesmo que consta no portal das matrículas do Ministério da Educação.

Interação com a autarquia – Segundo nota informativa da Câmara Municipal da Covilã, o Portal da Educação permite a interação com a autarquia e com a escola, sem ter de se deslocar, sem necessidade de papel, e está disponível em qualquer horário e local, bastando-lhe um equipamento com ligação à internet.

Ano letivo 2022/2023 – Para proceder à renovação ou inscrição do(s) seu(s) educando(s) nos serviços de Apoio à Família, nomeadamente: Refeições, AAAF, CAF, Transporte Escolar e outros serviços de apoio, terá de fazê-lo através do Portal da Educação – Formulários.

Prazos – Os prazos para renovações e novas inscrições decorrem até o dia 30 de junho de 2022.

Como proceder? – Aceda a http://educacao.cm-covilha.pt/, efetue o registo e aguarde a confirmação do registo no email cadastrado. Uma vez que receba o email de confirmação, está apto(a) a aceder ao Portal da Educação com o seu login para ter acesso às informações e preencher formulários.

Formulários – Para preencher o formulário (ou formulários), deve aceder ao Portal da Educação com o login. Feito isso, deve preencher o formulário online para renovação ou inscrição nos serviços pretendidos para o ano letivo de 2022/2023. Depois, verifique a sua caixa postal, pois irá receber um email com o texto “O seu formulário foi submetido com sucesso”.

Válido ou inválido – Deve aguardar a notificação, através do email, relativamente à situação do formulário submetido com a indicação de válido ou inválido. O seu educando só ficará inscrito no serviço solicitado após receber uma notificação de e-mail com indicação de inscrição finalizada.

Formulário válido: significa que o seu formulário foi aceite e deu entrada no sistema. Irá receber uma notificação relativamente à finalização da inscrição no serviço solicitado, o que significa que estará ativo a partir do primeiro dia letivo do ano 2022/2023.

Formulário inválido: o seu formulário não foi aceite e não deu entrada no sistema. Para inscrever deverá voltar a fazer o login no Portal da Educação e submeter novo formulário, corrigindo “o motivo” que consta na notificação de invalidação.

Plataforma online – O Encarregado de Educação pode consultar toda a informação relativa ao(s) seu(s) educando(s):

@ Consultar as faturas dos serviços de apoio à família (refeições, AAAF, CAF, transportes escolares).

@ Consultar presenças nas refeições e noutros serviços.

@ Submeter formulários: inscrições e cancelamento de serviços.

@ Efetuar pedido de alteração do encarregado de educação, alteração de escalão de abono de família, reclamações/sugestões.

@ Consultar as ementas escolares.

@ Comunicar as faltas do(s) seu(s) educando(s) nos serviços, com possibilidade de anexar documentos/justificações.

@ Aceder a notícias, informações, documentos e eventos, entre outros.