Crianças visitam os Bombeiros Voluntários da Covilhã

Comemora-se hoje, 4 de maio, o Dia Internacional do Bombeiro. Para marcar esta data, os alunos da EB1 do Rodrigo visitaram as instalações dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, recebidos pelo Comandante Luís Marques e equipa.

De acordo com o Comandante Marques, estas atividades com crianças são extremamente importantes para o “nosso” corpo de bombeiros. “Desde a minha tomada de posse, há um ano, já visitaram o nosso quartel mais de mil crianças e iremos continuar a receber todas quantas nos procurem”, informa.

Semente para o futuro – Marques destaca que existem dois objetivos nesta atividade. Primeiro, a felicidade que é criada (e sentida) em cada criança que visita os bombeiros. Segundo, tentar lançar uma semente que fique para o futuro ao despertar o interesse dessas crianças para que, um dia, tornem-se bombeiras voluntárias.

Galeria de fotos

Dia do Bombeiro – A data foi instituída após o recebimento de inúmeros e-mails de todo o mundo em 4 de Maio de 1999 devido a morte de cinco bombeiros em trágicas circunstâncias em um incêndio na Austrália. Tornou-se o dia tradicional dos bombeiros em vários países da Europa por ser também o dia da festa litúrgica de São Floriano, patrono dos bombeiros.

Existem, ainda, outras datas comemorativas. O Dia Nacional do Bombeiro é 30 maio e o Dia do Bombeiro Profissional comemora-se a 11 de setembro. A escolha do dia 11 de setembro para a comemoração do Dia do Bombeiro Profissional relaciona-se com os atentados terroristas às Torres Gémeas em Nova Iorque, em 2001.