Crianças visitam a GNR e aprendem regras de segurança

Na quinta-feira (11/03), os alunos da EB1 do Rodrigo visitaram a GNR. No destacamento, tiveram a oportunidade de aprender regras básicas de segurança no trânsito e sinalização. Uma atividade em linha com os aprendizados na disciplina Estudo do Meio.

De acordo com informações, este tipo de atividade em parceria com as escolas e associações de pais e encarregados de educação é muito importante no sentido de preparar as crianças para questões práticas da vida cotidiana. É uma forma divertida de ensinar regras de segurança no trânsito e com a patente de um militar da GNR.

regra é regra
Visita de Estudo à GNR

Vulnerabilidade – O objetivo desta atividade, inclusive, está em linha com uma das atribuições da Guarda que é buscar contribuir para a formação e informação em matéria de segurança dos cidadãos. Se, desde cedo, as crianças aprendem a buscar a informação correta e segura, deixam de estar facilmente em situações de vulnerabilidade.

Galeria de fotos

Atribuições

Em matéria de segurança, a Guarda tem como atribuições…

Garantir as condições de segurança que permitam o exercício dos direitos e liberdades e o respeito pelas garantias dos cidadãos, bem como o pleno funcionamento das instituições democráticas, no respeito pela legalidade e pelos princípios do Estado de direito.

­­Garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a protecção das pessoas e dos bens.

Prevenir a criminalidade em geral, em coordenação com as demais forças e serviços de segurança.

­Prevenir a prática dos demais actos contrários à lei e aos regulamentos.

­Proteger, socorrer e auxiliar os cidadãos e defender e preservar os bens que se encontrem em situações de perigo, por causas provenientes da acção humana ou da natureza.

­Manter a vigilância e a protecção de pontos sensíveis, nomeadamente infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e portuárias, edifícios públicos e outras instalações críticas.

­Garantir a segurança nos espectáculos, incluindo os desportivos, e noutras actividades de recreação e lazer, nos termos da lei.

­Contribuir para a formação e informação em matéria de segurança dos cidadãos.

­Prosseguir as demais atribuições que lhe forem cometidas por lei.

Fonte: Atribuições da Guarda em website da GNR, em 12/05/2023.